A música Chalana, de autoria do acordeonista ítalo-brasileiro Mário João Zandomeneghi ou simplesmente Mário Zan, foi composta por volta de 1943-44, durante a Segunda Guerra Mundial, em uma viagem a Corumbá – Mato Grosso do Sul, para uma série de shows nos cinemas da cidade após a sessão de filmes.
Mário Zan hospedou-se em um hotel da cidade com uma bela visão da curva do rio Paraguai e durante aquela viagem conheceu uma moça com quem namorou. A letra Chalana conta o fim do caso, quando a moça vai embora rio acima sem se despedir, narrando o acontecimento que avistou da janela do hotel que ao mesmo tempo o entristeceu e o inspirou na composição da música.
A palavra Chalana referia-se a uma tábua cerrada para diferenciar da canoa ou piroga que era feita de um único tronco de uma árvore. Mário gostou do nome chalana e denominou assim a embarcação que levou seu amor embora. E hoje, talvez até pela influência da música, chama-se de chalana qualquer embarcação de madeira até certo porte, usados por pescadores e para vários tipos de transportes.
Em uma reportagem exibida pelo Globo Rural, Mário Zan conta a trajetória e história que originou a música. Assista o documentário completo abaixo:
Quer aprender a tocar Chalana? Inscreva-se no curso abaixo e aprenda sem nenhum custo adicional! Aprenda tocar a música na viola de forma simples e didática.
Não perca a chance! Inscreva-se AGORA
MESMO!! Em breve essa informação será cobrada.
Sucesso
e boa aula!
Att,
Equipe
Curso de Viola Caipira Daniel Darezzo.
POSTS RELACIONADOS A VIOLA CAIPIRA:
Nenhum comentário:
Postar um comentário